Conteúdo Programático de Sociologia – PSS UEPG 2017

Conteúdo Programático de Sociologia – PSS UEPG 2017

Em 2017, o Pipoca Social irá te ajudar com os conteúdos de Sociologia das universidades do Paraná (UFPR, UEM, UEL, UEPG).

Iniciando pelo conteúdo programático do Processo Seletivo Seriado (PSS) da UEPG.

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1º Ano Ensino Médio

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA E AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS

  • Formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Conteúdos básicos:

  • Processo de socialização.
  • Instituições familiares.
  • Instituições escolares.
  • Instituições religiosas, Instituições de reinserção.

Conteúdos específicos:

  • A socialização: socialização primária, secundária, contato, relação, interação, grupos sociais.
  • Conceito de Instituições. Instituições familiares: perspectivas teóricas sobre a família, diversidade familiar, novos arranjos familiares, papéis de gênero e família, violência e abuso na vida familiar.
  • Instituições escolares: perspectiva teórica sobre a escola em Durkheim, Marx, Weber, Bourdieu, Gramsci, dentre outros; teorias sobre a educação escolar e a desigualdade social, educação e industrialização, educação e novas tecnologias, privatização da educação.
  • Instituições religiosas: definição de religião; diversidade religiosa; perspectivas teóricas sobre a religião em Durkheim, Max Weber, Marx, dentre outros; gênero e religião; novos movimentos religiosos; fundamentalismo religioso.
  • Instituições de reinserção: prisões, manicômios, educandários, asilos, dentre outros.

CULTURA, INDÚSTRIA CULTURAL E IDEOLOGIA

Conteúdos básicos:

  • O desenvolvimento antropológico do conceito de cultura e sua contribuição da análise das diferentes sociedades.
  • Diversidade e identidade cultural, cultura afro-brasileira e culturas indígenas.

Conteúdos específicos:

  • Os conceitos de cultura nas escolas antropológicas (evolucionismo, funcionalismo, culturalismo, estruturalismo), antropologia brasileira.
  • Diversidade, diferença cultural; relativismo, etnocentrismo, alteridade, roteiro e concepções sobre pesquisa de campo.
  • Identidades como projeto e/ou processo; identidades e sociabilidades.

2º Ano Ensino Médio

Desenvolvimento do olhar sócio antropológico sobre a diversidade de modos de pensar, viver e se relacionar nas diferentes sociedades e o processo de mercantilização das produções culturais nas sociedades modernas.

CULTURA, INDÚSTRIA CULTURAL E IDEOLOGIA

Conteúdos básicos:

  • Indústria cultural, meios de comunicação de massa, sociedade de consumo;
  • Indústria cultural no Brasil.

Conteúdos específicos:

  • Escola de Frankfurt, cultura de massa, cultura erudita, cultura popular, sociedade de consumo.
  • Identidades e globalização; identidades e movimentos sociais; construção social do gênero; construção social de conceito de raça; minorias, preconceito, hierarquia e desigualdades; dominação, hegemonia e contra movimentos.

TRABALHO, PRODUÇÃO E CLASSES SOCIAIS

Conteúdos básicos:

  • O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades.
  • Desigualdades sociais: estamentos, castas e classes sociais; organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições; globalização e neoliberalismo.
  • Relações de trabalho no Brasil.

Conteúdos específicos:

  • Modos de produção, desemprego, desemprego conjuntural e desemprego estrutural, subemprego e informalidade, fordismo e toyotismo, reforma agrária, reforma sindical, estatização e privatização, flexibilização, terceirização, agronegócio, voluntariado e cooperativismo, economia solidária, parcerias público-privadas, capital humano, empregabilidade e produtividade: relações de mercado.

 

3º ano Ensino Médio

Desenvolvimento de reflexões e pesquisas acerca das modernas transformações na organização política dos Estados Nacionais Ocidentais

PODER, ESTADO E POLÍTICA

Conteúdos básicos:

  • Formação e desenvolvimento do Estado Moderno.
  • Conceitos de poder, de ideologia, de dominação e de legitimidade.
  • Formação do Estado brasileiro.
  • Democracia, autoritarismo, totalitarismo; As expressões da violência nas sociedades contemporâneas.

Conteúdos específicos:

  • Processo de modernidade, formação do capitalismo; conceito de Estado.
  • Estado moderno; formas de organização do Estado (absolutismo, liberal, bem estar social, socialismo).
  • Conceito de política e de alienação, formação dos partidos políticos.
  • Violência legítima, violência urbana, violência contra “minorias”, violência simbólica, criminalidade, narcotráfico, crime organizado.

DIREITOS, CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS

Conteúdos básicos:

  • Direitos civis, políticos e sociais, direitos humanos e conceito de cidadania.
  • Movimentos sociais, movimentos sociais no Brasil, a questão ambiental e os movimentos ambientalistas.
  • Histórico e formação das organizações não-governamentais.

Conteúdos específicos:

  • Construção moderna dos direitos, histórico dos direitos humanos alcances e limites, cidadania, políticas afirmativas, políticas de inclusão, definição de minorias.
  • Definição de movimentos sociais, movimentos sociais urbanos, movimentos sociais rurais, movimentos conservadores, neoliberalismo, redefinição das funções do estado, problemas ambientais.

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