SIMULADO SOCIOLOGIA PSS II

SIMULADO SOCIOLOGIA PSS II

PSS II

 

Cultura, Indústria Cultural e Ideologia

(frequência de repetição do conteúdo de 20% no PSS II)

1. (PSS I 2016) Segundo o antropólogo britânico Edward Tylor (1871) cultura é “o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”. A respeito deste conceito, assinale o que for correto.

01) Cada um de nós entende a cultura de outros povos, a partir da cultura que nos é transmitida na sociedade que fazemos parte.

02) A cultura é resultado de parte do processo da evolução humana.

04) Franz Boas, antropólogo alemão não partilhava da mesma concepção de Tylor. Para ele cada cultura possui uma particularidade histórica.

08) A cultura não pode influenciar os padrões de comportamento de um indivíduo ou de uma sociedade.

2. (PSS I 2016) A cultura é como uma lente pela qual se vê o mundo” Ruth Benedict – 1972. A partir desta afirmação, assinale o que for correto.

01) O preconceito racial pode ser considerado um exemplo de etnocentrismo.

02) Ao julgarmos como errada uma mulher muçulmana que aceita a poligamia de seu marido, estamos assumindo uma postura etnocêntrica.

04) O relativismo cultural é um princípio desenvolvido pela antropologia que vê como legítima as manifestações culturais e serve como uma crítica à prática do etnocentrismo.

08) O etnocentrismo é uma visão de mundo onde o indivíduo enxerga a cultura do outro como inferior à sua.

3. (PSS I 2014) No cotidiano das relações sociais, é possível observar que algumas pessoas valorizam o modo de ser e a cultura dos grupos aos quais pertencem em detrimento do modo de ser e das culturas que são diferentes das suas. A essa forma de pensar dá-se o nome de etnocentrismo. Nesse contexto, assinale o que for correto.

01) O etnocentrismo desconsidera o relativismo cultural.

02) As visões etnocêntricas favorecem o entrosamento entre diferentes grupos e culturas.

04) É importante cultivar o etnocentrismo no ambiente familiar, para que as pessoas valorizem o modo de ser do seu próprio grupo.

08) O etnocentrismo impede a tolerância e o respeito às diferenças.

4. (PSS I 2015) Um dos temas relevantes referente aos estudos sociológicos diz respeito às questões étnicas. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por uma origem comum, afinidades linguísticas e culturais.

02) Por terem formas diferenciadas de agir, os grupos étnicos vivem totalmente isolados do contexto social mais amplo.

04) Nos grupos étnicos, verifica-se um forte sentimento de identidade e solidariedade grupal.

08) Os conceitos de Raça e de Etnia têm o mesmo significado.

5. (PSS II 2016) Sobre os conceitos de indústria cultural e cultura de massa, assinale o que for correto.

01) Surgiram a partir da abordagem da chamada Escola de Frankfurt sobre a relação entre cultura e ideologia.

02) O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e o modelo industrial/comercial aplicado aos bens culturais forjaram a indústria cultural.

04) A cultura de massa é o principal produto da indústria cultural, tornando secundárias as noções de cultura erudita e popular.

08) O caráter homogêneo da cultura de massa representa a inexistência das classes sociais diante da indústria cultural.

6. (PSS III 2016) Sobre o conceito de Ideologia, assinale o que for correto.

01)  Segundo Karl Marx, ideologia representa uma falsa consciência da realidade correspondente às ideias da classe dominante.

02)  É uma visão de mundo que orienta as ações huma- nas e que está ligada ao processo de socialização dos indivíduos.

04) Gramsci concorda com Marx ao entender a ideolo- gia a partir somente da infraestrutura social, ou se- ja, a economia.

08) É um instrumento muito utilizado pelo proletariado para exercer domínio sobre a classe trabalhadora.

7. (PSS II 2016) Sobre os meios de comunicação de massa e a Internet, assinale o que for correto.

01)  A Internet não modificou os meios tradicionais, pois seu uso ainda é muito limitado ao público jo- vem.

02)  A televisão se tornou um meio de comunicação pouco relevante na atualidade brasileira em virtude do aumento de usuários de Internet.

04) O surgimento da Internet possibilitou que as rádios propagassem seu conteúdo para além dos limites regionais de cada estação.

08) No Brasil, a expansão da televisão contou com for- te apoio governamental, bem como, mais recente- mente, o próprio aumento do acesso à Internet também teve incentivo dos governos.

Trabalho, produção e classes sociais

(frequência de repetição do conteúdo de 50% no PSS II)

8. (PSS II 2016) 53- De acordo com o pensamento de Karl Marx sobre o trabalho e as classes sociais, assinale o que for correto.

01)  Trabalho é a forma pela qual o ser social, em diferentes contextos, satisfaz das suas necessidades.

02)  É a partir da divisão social do trabalho que se dividem as classes sociais ao longo da história.

04) Fatores como renda e consumo têm mais centralidade que o trabalho na divisão de classes sociais.

08) Com a divisão do trabalho, os donos dos meios de produção exploram a força de trabalho se apropriando do excedente de valor produzido pelos trabalhadores: a mais-valia.

9. (PSS II 2016) 54- Sobre os modelos produtivos do capitalismo contemporâneo, assinale o que for correto.

01)  O modelo taylorista-fordista aumentou consideravelmente a produtividade mediante a separação mais intensa entre planejamento e execução das atividades de produção.

02)  Com as mudanças promovidas pelo toyotismo, o trabalhador voltou a controlar e dominar de maneira integral os processos produtivos.

04) O toyotismo é um modelo mais flexível de produção em que a demanda é bastante considerada em comparação à padronização e rigidez do modelo fordista.

08) O modelo toyotista centralizou a produção e concentrou os trabalhadores da indústria, favorecendo sua organização sindical.

10. (PSS II 2016) 55- A respeito do cenário atual do trabalho e do emprego, assinale o que for correto.

01)  O aumento das terceirizações, das contratações temporárias ou subcontratações e da informalidade geram grande instabilidade no emprego e precarização do trabalho.

02)  O incremento tecnológico torna o cenário atual bastante favorável para a contratação dos jovens, em especial no setor industrial, há anos em expansão no Brasil.

04) A flexibilização das formas de contratação do trabalho e o avanço das lutas feministas permitiu que, praticamente, não ocorressem mais desigualdades entre homens e mulheres no emprego.

08) Com o aumento da informalidade e da precarização do trabalho há uma forte pressão de setores empresariais sobre mudanças na legislação trabalhista.

11. (PSS II 2015) Ao discorrer sobre a divisão do trabalho social, Durkheim, um dos principais expoentes da Sociologia, destaca dois tipos de solidariedade presentes nas socie- dades: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. A respeito da questão, assinale o que for correto.

01) A solidariedade orgânica é representada pelas normas jurídicas.

02) A solidariedade mecânica é típica das sociedades pré-capitalistas.

04) A solidariedade orgânica é superior à solidariedade mecânica.

08) Historicamente, a solidariedade mecânica precedeu a solidariedade orgânica.

12. (PSS II 2015) Karl Marx trouxe importantes contribuições para o estudo da sociedade, procurando buscar respostas para os problemas trazidos pela Revolução Industrial. Segundo o pensamento marxista, assinale o que for correto.

01) As condições materiais da sociedade são a base de sua estrutura social e da consciência humana.

02) Nas sociedades capitalistas, o Estado é um instrumento a favor dos interesses da burguesia.

04) Na sociedade de classes, é possibilitada a todos os indivíduos a ascensão social, segundo o esforço e os talentos individuais.

08) O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política, cultural e intelectual em geral.

 

Desenvolvimento do olhar sócio antropológico sobre a diversidade de modos de pensar, viver e se relacionar nas diferentes sociedades

(Frequência de repetição do conteúdo de 30% no PSS II) 

13. (PSS I 2016) Sobre os conceitos de Fato Social, Ação Social e Classe Social, assinale o que for correto.

01) Para Marx a inserção numa classe social se dá pela forma de entender e compreender a mesma.

02) Weber e Durkheim compartilham a ideia de que o fato e a ação  social são complementares entre si.

04) Para Durkheim, o fato social tem características próprias que são externas ao indivíduo, exercem coerção sobre o mesmo e são gerais.

08) Para Weber, as ações sociais têm um sentido próprio e precisam ser interpretadas de uma forma particular e não de forma coletiva.

14. (PSS I 2016) A respeito Das Revoluções Industrial e Francesa e o surgimento da Sociologia, assinale o que for correto.

01) ambas tiveram influencia do movimento filosófico conhecido por Iluminismo que via o ser humano como principal agente transformador da história.

02) A partir delas se consolida um novo período – a “modernidade” – e para melhor interpreta-lá surge a sociologia.

04) O saber científico, após as revoluções, ficou em segundo plano, uma vez que a igreja continuava sendo o centro do mundo.

08) O surgimento da sociologia se deu principalmente pela influência do clero que aceitava a ciência como algo divino.

15. (PSS II 2015) O surgimento da Sociologia guarda relações com uma série de condições econômicas, políticas e culturais que trouxeram mudanças significativas para a sociedade. A respeito dessa ciência, assinale o que for correto.

01) Ela é produto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, sendo chamada de “ciência da crise” por analisar as consequências das mudanças decorrentes dessas revoluções.

02) O surgimento da Sociologia guarda relações com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.

04) A consolidação do sistema capitalista na Europa, no século XIX, forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da Sociologia.

08) A Sociologia tem como referência a explicação teológica dos problemas sociais decorrentes da industrialização e da urbanização.

16. (PSS II 2015) Um dos primeiros pensadores a preocupar-se com o estudo da sociedade foi o francês Augusto Comte. Sobre suas ideias, assinale o que for correto.

01) No estudo da sociedade, devem-se considerar as explicações oriundas do senso comum.

02) Comte criticava a sociedade burguesa e propunha que ela se superasse.

04) A metodologia de análise social proposta por ele recebeu o nome de positivismo, ou seja, o entendimento da sociedade por meio do método científico ou positivo em contraposição às explicações de caráter religioso ou metafísico.

08) Para que a sociedade tenha um bom funcionamento é necessário incentivar a ordem, a coesão e a harmonia social.

17. (PSS II 2015) O jurista alemão Max Weber é considerado como um nome de grandeza da teoria sociológica. Segundo esse autor, assinale o que for correto quanto ao que compete à Sociologia.

01) Compreender de modo interpretativo a ação social e assim explicá-la causalmente.

02) Pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.

04) Estudar a determinação das formas de consciência a partir da organização da base de produção da vida material.

08) Demonstrar que o conflito de classes é o fator mais relevante para a mudança social.

18. (PSS III 2016) Sobre o conceito de poder em Max Weber e os tipos de dominação, assinale o que for correto.

01)  O poder é considerado legítimo quando existe consentimento do dominado.

02)  O poder tradicional é baseado na condição de aceitação através do voto.

04) Os três tipos de dominação segundo Weber são: legítima, real e formal.

08) O Estado é a instituição que detém o monopólio do uso da força física, ou seja, a violência para legitimar seu poder.

 


GABARITO

1- 07

2- 15

3- 09

4- 05

5- 07

6- 03

7- 12

8- 11

9- 05

10- 09

11- 14 *A opção 01 está correta, mas o gabarito oficial da UEPG não a considerou.

12 – 11

13- 12

14- 03

15- 07

16- 12

17- 03

18- 09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *