Todas as questões Sociologia UEPG PSS I

Salve! Estou apenas atualizando a lista de questões que a UEPG trouxe nos últimos anos, em todas as provas de Sociologia (PSS e Vestibulares). Espero que ajude a todxs que tenham interesse no conteúdo, estudantes e professores da área.

OBS: Deixei os gabaritos no final da página para facilitar a resolução dos exercícios.

Bons estudos à todxs!

(ou se preferir em termos sociológicos: Boa Alienação!)

UEPG PSS I 2014

51. A sociabilidade humana desenvolve-se através do processo de socialização. Sobre esse processo, assinale o que for correto. 

01)  A socialização possibilita o desenvolvimento da personalidade individual e a transmissão da cultura de uma sociedade. 

02)  A família, a escola, os grupos de convivência e os meios de comunicação são os principais agentes socializadores. 

04) O processo de socialização se encerra quando as pessoas se tornam adultas. 

08) Socialização e aculturação são termos que têm o mesmo significado.

52. A vida social é condição de existência e sobrevivência da espécie humana. O indivíduo, portanto, não vive isolado, mas, em sua trajetória existencial, participa de diversos grupos sociais. A respeito dos grupos sociais, assinale o que for correto. 

01)  Grupo social é um conjunto de pessoas em processo de interação social que compartilham uma consciência de membros baseadas em expectativas comuns de comportamento. 

02)  Como exemplo de grupos sociais podem ser citadas as multidões. 

04) Os grupos sociais se caracterizam pela objetividade, consciência grupal, conteúdo intencional e continuidade. 

08) A liderança, os valores, as normas e as sanções sociais são elementos mantenedores dos grupos sociais. 

53. No cotidiano das relações sociais, é possível observar que algumas pessoas valorizam o modo de ser e a cultura dos grupos aos quais pertencem em detrimento do modo de ser e das culturas que são diferentes das suas. A essa forma de pensar dá-se o nome de etnocentrismo. Nesse contexto, assinale o que for correto. 

01)  O etnocentrismo desconsidera o relativismo cultural. 

02)  As visões etnocêntricas favorecem o entrosamento entre diferentes grupos e culturas. 

04) É importante cultivar o etnocentrismo no ambiente familiar, para que as pessoas valorizem o modo de ser do seu próprio grupo. 

08) O etnocentrismo impede a tolerância e o respeito às diferenças. 

54. Com a intensificação do processo de urbanização e industrialização da maioria dos países, a família tem passado por várias mudanças e atualmente apresenta características diferentes em sua dinâmica e em sua estrutura. Com relação às mudanças na família brasileira, assinale o que for correto. 

01)  Predomínio da família nuclear e menor número de filhos. 

02)  Aumento do número de separações e divórcios. 

04) Diminuição de mulheres casadas atuando no mercado de trabalho.

08) Ambiente familiar mais democrático e maior espontaneidade nas relações entre pais e filhos. 

55. Uma instituição é um sistema organizado de padrões sociais relativamente permanentes que objetiva satisfazer e vir ao encontro das necessidades básicas de uma sociedade. Entre as instituições mais importantes da sociedade destaca-se o Estado. Com relação a essa instituição, assinale o que for correto. 

01)  O Estado é a Nação politicamente organizada. 

02)  O território, o povo e o governo são os elementos constitutivos do Estado. 

04) O Estado detém o monopólio exclusivo para a regulamentação da força.

08) Nas sociedades modernas, compete ao Estado desenvolver três funções: garantir a soberania, manter a ordem e promover o bem-estar social. 

UEPG PSS I 2015

51. Sobre o processo de colonização da América Latina pelos europeus, assinale o que for correto. 

01)  Os países latino-americanos têm em comum o tipo de colonização a que foram submetidos, a partir do século XVI, à chamada colonização de exploração, cujo objetivo era atender aos interesses econômicos da metrópole. 

02)  O processo de colonização espanhola foi realizado de maneira amena e pacífica, sendo consideradas e respeitadas as diferenças étnicas, culturais e religiosas das populações nativas. 

04) Ao organizarem o sistema colonial, baseado inicialmente na exploração de ouro e prata, os espanhóis deslocaram grandes contingentes de populações indígenas para o trabalho compulsório, o que comprometeu a produção de alimentos, gerando fome e facilitando as conquistas. 

08) A agressão da conquista espanhola e as transformações econômicas e sociais impostas pelo sistema colonial desestruturaram o aparato cultural e simbólico das populações nativas. 

52. Um dos temas relevantes referente aos estudos sociológicos diz respeito às questões étnicas. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 

01)  Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por uma origem comum, afinidades linguísticas e culturais. 

02)  Por terem formas diferenciadas de agir, os grupos étnicos vivem totalmente isolados do contexto social mais amplo. 

04) Nos grupos étnicos, verifica-se um forte sentimento de identidade e solidariedade grupal. 

08) Os conceitos de Raça e de Etnia têm o mesmo significado. 

53. A família, uma das mais importantes instituições sociais vem sofrendo transformações em sua estrutura e dinâmica de atuação. Identifique os fatores que contribuíram para essas mudanças e assinale o que for correto. 

01)  A industrialização que promoveu o afastamento e a maior dispersão entre os membros da família. 

02)  A influência perniciosa dos meios de comunicação social que negam e rejeitam os valores familiares tradicionais. 

04) A disseminação das drogas entre os jovens e o aumento da violência doméstica. 

08) A urbanização e seus valores que trouxeram mudanças nos hábitos e costumes familiares.

54. O Estado em sua concepção restrita se refere à nação politicamente organizada e é responsável pela formulação e execução de leis e políticas públicas de um país. Sobre essa instituição, assinale o que for correto. 

01)  A partir das revoluções burguesas, o Estado absolutista foi substituído pelo Estado Socialista. 

02)  O Estado Democrático de Direito norteia-se por uma Constituição. 

04) No Estado Democrático de Direito, ocorre o reconhecimento dos direitos fundamentais que devem ser tratados como inalienáveis da pessoa humana. 

08) A primeira forma de Estado Moderno foi o Absolutismo. 

55. No Brasil, o período colonial foi marcado por rebeliões e movimentos de libertação que questionavam a política de dominação portuguesa. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 

01)  Embora manifestando descontentamento em relação ao domínio português, nem todos os movimentos contestatórios reivindicavam a separação definitiva em relação à metrópole. 

02)  O Iluminismo exerceu influência sobre os movimentos de libertação ocorridos no Brasil a partir do final do século XVIII. 

04) A Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi um dos principais movimentos de contestação ao domínio português. 

08) Todas as rebeliões ocorridas reivindicavam o fim da escravatura. 

UEPG PSS I 2016

51. A respeito das Revoluções Industrial e Francesa e o surgimento da Sociologia, assinale o que for correto. 

01)  Ambas tiveram influência do movimento filosófico conhecido por Iluminismo que via o ser humano como principal agente transformador da história. 

02)  A partir delas se consolida um novo período – a “modernidade” – e para melhor interpreta-lá surge a sociologia. 

04) O saber científico, após as revoluções, ficou em segundo plano, uma vez que a igreja continuava sendo o centro do mundo. 

08) O surgimento da sociologia se deu principalmente pela influência do clero que aceitava a ciência como algo divino.

52. Sobre os conceitos de Fato Social, Ação Social e Classe Social, assinale o que for correto. 

01)  Para Marx a inserção numa classe social se dá pela forma de entender e compreender a mesma. 

02)  Weber e Durkheim compartilham a ideia de que o fato e a ação social são complementares entre si. 

04) Para Durkheim, o fato social tem características próprias que são externas ao indivíduo, exercem coerção sobre o mesmo e são gerais. 

08) Para Weber, as ações sociais têm um sentido próprio e precisam ser interpretadas de um forma particular e não de forma coletiva. 

53. As Instituições Sociais são mecanismos reguladores que controlam o funcionamento das sociedades. Sobre esta afirmação, assinale o que for correto. 

01)  Fazem parte das estruturas das sociedades as seguintes instituições: família, estado, igreja e escola. 

02)  Os grupos sociais assemelham-se às instituições sociais ao criarem suas próprias normas e assim ficarem isentos de cumprir as normas institucionais. 

04) As instituições sociais são mecanismos de controle da sociedade e também são partes importantes do processo de socialização dos indivíduos. 

08) Segundo Durkheim, a instituição escolar deve conscientizar o aluno de sua condição e levá-lo a ser um agente transformador da sociedade. 

54. Segundo o antropólogo britânico Edward Tylor (1871) cultura é “o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”. A respeito deste conceito, assinale o que for correto. 

01)  Cada um de nós entende a cultura de outros povos, a partir da cultura que nos é transmitida na sociedade que fazemos parte. 

02)  A cultura é resultado de parte do processo da evolução humana. 

04) Franz Boas, antropólogo alemão não partilhava da mesma concepção de Tylor. Para ele cada cultura possui uma particularidade histórica. 

08) A cultura não pode influenciar os padrões de comportamento de um indivíduo ou de uma sociedade. 

(RETIFICADA) 55. “A cultura é como uma lente pela qual se vê o mundo” Ruth Benedict – 1972. A partir desta afirmação, assinale o que for correto. 

01)  O preconceito racial pode ser considerado um exemplo de etnocentrismo. 

02)  Ao julgarmos como errada uma mulher muçulmana que aceita a poligamia de seu marido, estamos assumindo uma postura etnocêntrica. 

04) O relativismo cultural é um princípio desenvolvido pela antropologia que vê como legítima as manifestações culturais e serve como uma crítica à prática do etnocentrismo. 

08) O etnocentrismo é uma visão de mundo onde o indivíduo enxerga a cultura do outro como inferior à sua. 

UEPG PSS I 2017

51. Duas revoluções marcaram o surgimento da sociologia. A respeito disso, assinale o que for correto. 

01)  Revolução Francesa, marcada por ideais iluministas com o lema de igualdade, liberdade e fraternidade. 

02)  Revolução Comunista, marcada por ideais marxistas. 

04) Revolução Inglesa, marcada pelo apelo à independência. 

08) Revolução Industrial, marcada pelo avanço científico. 

52. Sobre Durkheim e os fatos sociais, assinale o que for correto. 

01)  São normas e regras coletivas que orientam o indivíduo. 

02)  Apresentam três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. 

04) Para Durkheim, o suicídio não poderia ser considerado um fato social, por se tratar de uma ação estritamente individual. 

08) São normas e regras individuais que orientam o coletivo. 

53. A respeito das “ações sociais”, assinale o que for correto. 

01)  Para Max Weber, a ação social é irracional e não serve como objeto de estudo. 

02)  É toda ação com sentido próprio e foram identifica- das por Weber como: tradicional, afetiva, racional orientada a fins e racional orientada a valores.

04) Weber via na sociologia a ciência que pretendia interpretar a ação social. 

08) É qualquer ação realizada por um sujeito que tenha sentido determinado exclusivamente pelo próprio sujeito. 

54. De acordo com o conceito de cultura, assinale o que for correto. 

01)  São costumes e hábitos adquiridos exclusivamente em família. 

02)  É uma herança social que pertence apenas ao indivíduo e não à sociedade. 

04) É um fenômeno histórico, socialmente construído e não “natural”. 

08) São também crenças, arte, moral, costumes adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. 

55. Sobre o etnocentrismo e diversidade cultural, assinale o que for correto. 

01)  A diversidade cultural existe apenas em países de primeiro mundo. 

02)  O etnocentrismo é uma característica do pensamento evolucionista. 

04) O Brasil é rico em diversidade cultural. 

08) Etnocentrismo vê, na sua cultura, superioridade entre as demais. 

UEPG PSS I 2018

51. A Sociologia, ciência disposta a interpretar as mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas em meados do século XIX, surge como consequência de grandes Revoluções e movimentos filosóficos que marcaram o período. A respeito do surgimento da Sociologia, assinale o que for correto. 

01)  Surgiu a partir da Revolução Francesa uma revolução política que também deixa fortes marcas na sociedade. 

02)  Surgiu a partir do Iluminismo, revolução com fé na razão, que reconhece a ciência como forma de conhecimento. 

04) Surgiu a partir da Revolução Inglesa marcada por um clima de tensão e guerra civil. 

08) Surgiu a partir da Revolução Industrial marcada por mudanças econômicas, mas que curiosamente não causaram nenhuma transformação na sociedade. 

52. A respeito dos conceitos de fato social, de ação social e de classe social, construídos por autores clássicos da Sociologia, assinale o que for correto. 

01)  Os Fatos Sociais, segundo Émile Durkheim, possuem três principais características: generalidade, exterioridade e coercitividade. 

02)  As Ações Sociais não possuem um sentido próprio, portanto, segundo Max Weber, não cabe à sociologia interpretar essas ações.

04) Para Karl Marx, as classes sociais se associam tendo apenas o trabalho como conceito para diferenciá-las. 

08) As Classes Sociais, que segundo Karl Marx estão presentes na sociedade capitalista, são principalmente a burguesia e o proletariado. 

53. “Nas duas últimas décadas houve uma queda substancial do tamanho da família.
O tamanho da família brasileira diminuiu em todas as regiões: de 4,3 pessoas por família em 1981, chegou a 3,3 pessoas em 2001. O número médio de filhos por família é de 1,6 filhos.”  © 2018 IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Conforme dados do IBGE acima citados, a família brasileira vem diminuindo ao longo dos anos, no entanto, continua sendo um importante agente de socialização. Sobre as instituições sociais e a socialização, assinale o que for correto. 

01)  Família e escola são considerados agentes de socialização. 

02)  A família é a primeira instituição social da qual o indivíduo faz parte. 

04) Hoje, os meios de comunicação também são considerados um importante agente de socialização disputando, muitas vezes, espaço com a família. 

08) A família pode ser considerada um agente de socialização, mas não uma instituição social. 

54. Sabe-se que para garantir a ordem social, a sociedade faz uso de mecanismos que possibilitem não somente a manutenção desta ordem bem como de controle dos indivíduos. Sobre Controle Social, assinale o que for correto. 

01)  Constitui-se como um conjunto de mecanismos que mantêm o indivíduo em conformidade com a ordem social estabelecida. 

02)  O uso específico de trajes para cerimônia de casamento, como terno para os homens por exemplo, não constitui um mecanismo de controle social. 

04) Os agentes de controle social são os mesmos que realizam os processos de socialização. 

08) A Constituição e o Código Civil brasileiros podem ser considerados mecanismos de controle legais. 

55. A respeito do conceito de cultura e etnocentrismo, assinale o que for correto. 

01)  O etnocentrismo é um conceito criado a partir do conceito do evolucionismo que considera inferior uma cultura por ela ser diferente. 

02)  Podemos considerar como cultura apenas os aspectos materiais da sociedade humana. 

04) O relativismo cultural se contrapõe ao etnocentrismo. 

08) Cultura é um conjunto de hábitos, costumes, valores e tradições presentes apenas nas sociedades modernas. 

UEPG PSS I 2019

51. Sobre o surgimento da Sociologia, assinale o que for correto. 

01)  Surgiu no século XIX e teve no positivismo de Augusto Comte um pilar importante. 

02)  Émile Durkheim foi fundamental para que a Sociologia se tornasse uma disciplina acadêmica, colaborando para sua institucionalização. 

04) Está atrelada a uma forte crítica aos problemas sociais derivados das revoluções do século XVIII, especialmente por meio de Durkheim, que propunha a superação do capitalismo. 

08) Max Weber defendia a aplicação do método científico para o estudo dos fenômenos sociais, sem qualquer adaptação às especificidades da sociologia. 

52. A respeito da socialização, assinale o que for correto. 

01)  Não cessa após a juventude, estendendo-se por toda a vida. 

02)  Acontece de maneira uniforme com todos os indivíduos, independentemente do seu contexto social. 

04) Ocorre de forma mais intensa no final da vida, pois é quando o indivíduo tem mais maturidade para assimilar ensinamentos. 

08) É desencadeada por meio da complexa rede de relações sociais estabelecidas entre os indivíduos durante a vida.

53. Sobre o conceito de cultura, diversidade e identidade cultural, assinale o que for correto. 

01)  Desde o final do século XIX, o conceito de cultura foi se tornando mais abrangente em relação às atividades sociais. 

02)  A diversidade cultural demonstra estágios diferentes da evolução humana. 

04) A consciência sobre fazer parte de um grupo social é um elemento da identidade cultural. 

08) A diversidade cultural expressa as diferentes formas por meio das quais os grupos sociais se relacionam entre si e com a natureza. 

54. Sobre o processo de socialização e as instituições de reinserção, assinale o que for correto. 

01)  Os presídios e educandários para menores infratores são exemplos de instituições de reinserção. 

02)  Os manicômios eram instituições que tradicionalmente atendiam pessoas com transtornos mentais, porém essas instituições são questionadas e criticadas pela sociedade civil por meio da luta antimanicomial. 

04) As instituições de reinserção costumam ser acionadas quando os indivíduos descumprem leis ou têm um comportamento que coloca em risco a si próprios ou à sociedade. 

08) A função única dos presídios é punir o criminoso de maneira proporcional ao crime que cometeu. 

55. A respeito da influência dos africanos na formação da nacionalidade brasileira, assinale o que for correto. 

01)  O fato de a inserção do africano em território nacional ter ocorrido principalmente pela escravidão não torna sua influência menor diante de outros povos. 

02)  A “ciência” racista, comum no século XIX, foi confrontada com a exaltação da miscigenação brasileira, o que colaborou para a valorização da cultura afro-brasileira. 

04) O racismo e a discriminação contra negros continuam a existir, apesar dos avanços no reconhecimento da importância africana na formação do povo brasileiro. 

08) O senso comum tende a tratar de forma homogênea a história e influência africana, desconsiderando a diversidade do continente. 

GABARITOS

UEPG PSS I 2014

51. 03 52. 13 53. 09 54. 11 55. 15

UEPG PSS I 2015

51. 13 52. 05 53. 09 54. 14 55. 07

UEPG PSS I 2016

51. 03 52. 12 53. 05 54. 07 55. 15

UEPG PSS I 2017

51. 09 52. 03 53. 06 54. 12 55. 14

UEPG PSS I 2018

51. 03 52. 09 53. 07 54. 13 55. 05

UEPG PSS I 2019

51. 03 52. 09 53.13 54. 09 55. 15