Todas as questões Sociologia UEPG PSS III

Salve! Estou apenas atualizando a lista de questões que a UEPG trouxe nos últimos anos, em todas as provas de Sociologia (PSS e Vestibulares). Espero que ajude a todxs que tenham interesse no conteúdo, estudantes e professores da área. 

OBS: Deixei os gabaritos no final da página para facilitar a resolução dos exercícios. 

Bons estudos à todxs!

(ou se preferir em termos sociológicos: Boa Alienação!)

UEPG PSS 2016

51. Sobre o conceito de Ideologia, assinale o que for correto. 

01)  Segundo Karl Marx, ideologia representa uma falsa consciência da realidade correspondente às ideias da classe dominante. 

02)  É uma visão de mundo que orienta as ações humanas e que está ligada ao processo de socialização dos indivíduos. 

04) Gramsci concorda com Marx ao entender a ideologia a partir somente da infraestrutura social, ou seja, a economia. 

08) É um instrumento muito utilizado pelo proletariado para exercer domínio sobre a classe trabalhadora. 

52. Sobre o conceito de poder em Max Weber e os tipos de dominação, assinale o que for correto. 

01)  O poder é considerado legítimo quando existe consentimento do dominado.

02)  O poder tradicional é baseado na condição de aceitação através do voto. 

04) Os três tipos de dominação segundo Weber são: legítima, real e formal. 

08) O Estado é a instituição que detém o monopólio do uso da força física, ou seja, a violência para legitimar seu poder. 

53. Segundo o sociólogo Herbert de Souza “cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente das questões da sociedade.” Sobre esta afirmação, assinale o que for correto. 

01)  O papel do cidadão é o de aproximar o Estado da sociedade permitindo assim que este possa desenvolver o seu papel. 

02)  Um cidadão consciente em nada pode transformar sua sociedade. 

04) Se a cidadania é fazer parte da sociedade, logo ser cidadão implica ter não apenas direitos mas também deveres. 

08) Um indivíduo que não participa das questões políticas e sociais não pode ser considerado um cidadão ativo. 

54. Sobre os movimentos sociais, assinale o que for correto. 

01)  São ações realizadas coletivamente que têm como objetivo reverter uma situação, podendo ou não envolver confronto político. 

02)  São formas pelas quais os cidadãos encontraram para unir suas forças e assim lutar em favor de al- go que consideram prejudicial à sociedade. 

04) Os movimentos sociais contemporâneos estão presentes não apenas nas esferas econômicas, mas também nas esferas culturais. 

08) No Brasil, os movimentos sociais sempre são motivo de confronto, pois o Estado não aceita nenhuma forma de ideia contrária ao que está estabelecido. 

55. A atuação dos movimentos sociais é objeto de estudo da Sociologia. A respeito deste tema, assinale o que for correto. 

01)  Os movimentos sociais, em sua maioria, têm um objetivo comum: a supressão do Estado. 

02)  A sociedade moderna, marcada pelos antagonis- mos entre as classes sociais, fez com que parte dos trabalhadores adquirissem uma consciência que os estimulou a lutar pelos seus direitos através de movimentos sociais. 

04) Os movimentos sociais têm, ainda hoje, muita força política, podendo ser considerados como único meio de luta social. 

08) Um dos momentos de grande expressão do movimento estudantil no Brasil foi na década de 1970 em decorrência da ditadura militar, quando líderes foram presos, torturados e mortos. 

UEPG PSS III 2017

51. Sobre os conceitos de poder e política, assinale o que for correto. 

01) Poder é uma condição exclusiva daqueles que possuem cargos na política institucional. 

02) Poder se refere à vida privada, enquanto política diz respeito à vida pública. 

04) Poder é a capacidade de impor a sua vontade em uma relação social. 

08) Política é a atividade do exercício do poder, em especial no que se refere ao controle ou influência no Estado. 

52. Sobre o conceito de Estado e o Estado Moderno, assina-le o que for correto. 

01) Estado é a instituição que possui o monopólio da violência legal e legítima. 

02) Estado é sinônimo de governo, órgão formado pelos chefes de cada um dos poderes do Estado. 

04) A divisão dos poderes no Estado Moderno ocorre para o cumprimento de funções específicas de cada poder, a fiscalização mútua e a limitação do próprio poder estatal. 

08) Uma das características do Estado Moderno é a separação formal entre a esfera política e a esfera religiosa. 

53. Em relação às formas e características do Estado Moderno, assinale o que for correto. 

01)  O Estado liberal preconizava a representação política, a defesa da propriedade privada e o mercado como ordenador da economia. 

02)  O Estado de bem-estar social se fundamenta como um estado intervencionista nas relações econômicas e de ampliação das políticas sociais e de assistência. 

04) O chamado Estado neoliberal teve experiências significativas na Europa, mas pouco influenciaram os países da América Latina. 

08) O neoliberalismo foi a principal influência para a formação de um tipo de Estado intervencionista: o Estado de bem-estar social. 

54. De acordo com a formulação clássica de Thomas Humprey Marshall acerca dos direitos, assinale o que for correto. 

01)  Os direitos civis tratam das liberdades individuais e das relações de trabalho. 

02)  Os direitos políticos dizem respeito à possibilidade de participação no exercício do poder político, de associação em partidos e sindicatos e de manifes- tação política. 

04) A tipologia de Marshall se mostrou acertada no contexto inglês, mas sofreu críticas e adequações para a realidade de outros países e para uma nova demanda por direitos no século XXI. 

08) Os direitos civis e políticos são opostos aos direitos sociais, já que estes últimos inibem as demandas individuais e políticas. 

55. Sobre os movimentos sociais, assinale o que for correto. 

01)  Com a emergência dos novos movimentos sociais, os sindicatos e associações de trabalhadores foram substituídos por organizações mais representativas dos próprios trabalhadores em sua relação com o Estado e os patrões. 

02)  Os chamados novos movimentos sociais são marcados por demandas mais setorizadas do que a dos movimentos tradicionais e apresentam ainda diferenças em sua relação com o Estado e forma de organização. 

04) As organizações por direitos e visibilidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) podem ser consideradas como pertencente ao grupo dos movimentos sociais tradicionais.

08) Os movimentos sociais tradicionais são aqueles orientados, principalmente, em torno da luta dos trabalhadores em seus sindicatos e associações. 

UEPG PSS III 2018

51. Uma das características centrais do Estado Moderno no ocidente é a separação formal entre as esferas política e religiosa. Sobre a laicidade do Estado Moderno, assinale o que for correto. 

01)  Embora essa separação ocorra no plano formal, a laicidade muitas vezes é ameaçada pela influência das religiões e mesmo atacada na prática. 

02)  A descriminalização do aborto, eutanásia, pesquisas com células tronco e direitos de minorias são exemplos de temas em que o Estado laico enfrenta problemas em relação às religiões. 

04) Não há ataque à laicidade quando a influência é cristã, já que o cristianismo representa universal- mente as religiões presentes no ocidente e a maioria das pessoas. 

08) Laicidade significa que o Estado deve coibir as manifestações religiosas públicas e a liberdade de culto. 

52. A respeito dos Direitos Humanos, assinale o que for correto. 

01)  No Brasil, a defesa dos Direitos Humanos começou apenas no século XXI. 

02)  Uma ideia importante para os Direitos Humanos é a da pluralidade étnica e de pensamento, como forma de combater a discriminação às diferentes culturas. 

04) A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada após a II Guerra Mundial com o objetivo de assegurar direitos essenciais à vida e à liberdade.

08) Os Direitos Humanos se relacionam mais diretamente com os direitos civis e pouco auxiliaram pa- ra a expansão dos direitos políticos e sociais. 

53. Sobre os movimentos sociais contemporâneos, assinale o que for correto. 

01)  Os movimentos sociais se organizam em paralelo ao Estado, evitando qualquer tipo de relação com a política institucional. 

02)  Parte considerável desses movimentos é composto por militantes diversos para além de uma única classe social, origens e interesses. 

04) Alguns dos novos movimentos sociais combinam demandas coletivas com aspectos individuais da vida humana, como a sexualidade. 

08) A maior parte dos chamados novos movimentos sociais atuam em redes de apoio e informação, seja em sua estrutura funcional, seja na relação com outros movimentos. 

54. Sobre a democracia e a cidadania no Brasil, assinale o que for correto. 

01)  A constância de eleições livres e diretas no Brasil tem diminuído a desigualdade econômica, portan- to, também quebrado as barreiras entre a cidadania formal e a cidadania real. 

02)  Um dos principais empecilhos na estruturação dos direitos de cidadania é que estes se forjaram mais de acordo com os interesses das elites econômicas e políticas do que de um amplo processo de participação popular.

04) A Constituição de 1988 e a redemocratização do país no mesmo período garantiu efetivamente acesso aos principais direitos civis, políticos e sociais para a totalidade da população brasileira, independente das instabilidades políticas e dos governos. 

08) É possível afirmar que a história republicana brasileira é marcada por dificuldades na democracia formal e na prática como: golpes de Estado, renúncias, impedimentos, períodos com eleições indiretas. 

55. Em relação aos tipos de dominação legítima, de acordo com Max Weber, assinale o que for correto. 

01)  A dominação racional-legal, como por exemplo a burocracia do Estado Moderno, se fundamenta em normas e regras impessoais. 

02)  Os líderes religiosos que possuem grande influência social e são capazes de comover grandes grupos, geralmente exercem o tipo de dominação chamada carismática. 

04) Os tipos de dominação para Max Weber não ocorrem de forma pura, isto é, uma liderança pode ser predominantemente tradicional, mas conter elementos da dominação carismática, por exemplo. 

08) A dominação tradicional já não se impõe na realidade brasileira, marcada exclusivamente pela for- ma de dominação racional-legal. 

UEPG PSS III 2019

51. Sobre a violência na atualidade, assinale o que for correto. 

01)  Uma parte considerável da violência urbana está relacionada ao tráfico de drogas e à desigualdade. 

02)  Ainda que não seja um fenômeno absolutamente atual, a violência contra a mulher encontra novas configurações e percepções sociais. 

04) Países com a presença forte de religiões costumam ter baixos índices de violência. 

08) Não há relação entre pobreza, desigualdade e violência urbana. 

52. A respeito da organização política atual brasileira, assinale o que for correto. 

01)  O poder econômico não tem exercido grande influência nos poderes formais do Estado brasileiro. 

02)  As eleições para os poderes executivo e legislativo encontram regras diferentes no que se refere à escolha dos eleitos. 

04) No Brasil, temos o bipartidarismo que imita o sistema Norte-Americano. 

08) O Brasil é uma república presidencialista e pluripartidária. 

53. Sobre as formas de organização do Estado Moderno, assinale o que for correto. 

01)  O liberalismo é uma doutrina que prega o fim do Estado. 

02)  As experiências de socialismo no século XX tiveram a União Soviética e China entre seus principais exemplos. 

04) O Estado absolutista foi fortemente combatido pelos iluministas europeus, o que colaborou para a Revolução Francesa. 

08) O Estado de bem-estar social permitiu uma melho- ria nos padrões de vida das classes trabalhadoras dos países centrais. 

54. Sobre o movimento sindical brasileiro, assinale o que for correto. 

01)  A origem do movimento sindical brasileiro está relacionada à influência de imigrantes europeus que já haviam experimentado essa forma de organização em seus países de origem. 

02)  O sindicalismo brasileiro não está alheio aos problemas da reestruturação produtiva e da precarização do trabalho. 

04) Os sindicatos que atendem trabalhadores do setor privado encontram mais dificuldade de organização do que os do setor público, devido à instabilidade dos empregos na iniciativa privada. 

08) O sindicalismo brasileiro tem sua atuação voltada apenas aos trabalhadores da indústria. 

55. Sobre os tipos de direito e a cidadania, a partir da modernidade, assinale o que for correto. 

01)  Os direitos civis emergiram, especialmente, no contexto das revoluções do século XVIII e das reivindicações de igualdade e liberdade. 

02)  No Brasil e em outros países ocidentais, os direitos políticos das mulheres tardaram em comparação aos dos homens. 

04) De forma geral, os movimentos sociais são importantes instrumentos na conquista e na manutenção de direitos, sendo assim um componente importante das democracias e da cidadania. 

08) Hoje, a luta por igualdade jurídica também compreende direitos às minorias como uma forma de amenizar ou resguardar as desigualdades práticas e opressões. 

GABARITOS

UEPG PSS III 2016

51. 03 52. 09 53. 12 54. 07 55. 10

UEPG PSS III 2017

51. 12 52. 13 53. 03 54. 07 55. 10

UEPG PSS III 2018

51. 03 52. 06 53. 14 54. 10 55. 07

UEPG PSS III 2019

51. 03 52. 10 53. 14 54. 07 55. 15